sábado, 16 de junho de 2012

INTRODUÇÃO




Atualmente a freqüência padrão para os instrumentos musicais é 440 hz  para a nota lá.
Esta é apenas uma frequência possível entre diversas, e por certo não a mais harmônica, saudável ou inteligente. Tal padrão foi aceito internacionalmente em 1939 e a partir de então se tornou dominante ao ponto de muitos musicistas nem explorarem outras possibilidades. Antes dessa padronização, diversas afinações eram utilizadas, dentre elas a afinação em 432HZ.

O compositor italiano Verdi utilizava essa afinação, que ficou conhecida como a afinação de Verdi – C =256HZ e A=432HZ, por considerá-la mais rica, natural além de “cientificamente correta”. A ciência por detrás de 432Hz vai muito além da sonoridade, e se harmoniza com nossa biologia e com as proporções matemáticas utilizadas pela natureza, além de estimular a sincronização dos hemisférios cerebrais cuja freqüência de 8HZ é a frequência ideal para o aprendizado e para o bem-estar do organismo. 8HZ não é audível para nós, e corresponde a nota dó (quando de acordo com lá em 432HZ) – 8,16,32,64,128,256.

O renascimento atual dessa afinação na forma da Revolução AUMega foi iniciado com o texto “Universal Dances”, de 2001, que está traduzido aqui, pelo músico, artista (HEARTist) e pesquisador pioneiro de diversos campos, Ananda Bosman.
(site em inglês http://432hertz.com/).  

Por trás dessa afinação percebemos uma arte e ciência sofisticada, porém  surpreendentemente coerente, elegante e em sua essência, simples. Mais informações em português estarão sendo divulgadas (junto com músicas, eventos, etc.) no blog

432hz está em harmonia com:
  • o coração humano(ritmo cardíaco),
  • a frequência de replicação do DNA,
  • o máximo funcionamento cerebral(sincronia entre os dois hemisférios),
  • a frequência fundamental da Terra,8hz - ressonância de Schumman,
  • com a geometria musical da criação.
A Revolução AUMega também propõe números chaves para o padrão rítmico, como:

- 72 batidas por minuto
- 104 batidas por minuto
- 144 batidas por minuto.

Implicações mais profundas e abrangentes são encontradas no texto abaixo, que deu início ao movimento, cuja versão original em inglês pode ser encontrada pelo link: http://432hertz.com/Universal_Dances.html


10 comentários:

  1. Olá, Boa tarde ,

    Estou me informando sobre o assunto e quero converte as músicas que ouço para a frequencia 432hz, mas sou leigo na questão, por isso solicito uma informação, se você puder ajudar :

    Li sobre o assunto e houve uma dica de uma pessoa para que colocasse uma música no software Audacity e alterasse o tom para 432 usando o -0,32 no meio-tom e o percentual de alteração de -1,1818 e teoricamente a música seria convertida para 432.

    Pois bem, experimentei mas fiquei em dúvida pois os arquivos baixados na maioria das vezes não apresentam os números 440hz para se modificar para 432, normalmente apresentam valores diferentes que são convertidos proporcionalmente, então tenho feito errado, sabe se tem como corrigir isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá artesanato,sou amante da música em 432hz e posso lhe mostrar um aplicativo reprodutor de áudio que pode ser baixado no play store: music folder player,nas configurações altere para 432hz e boa música!

      Excluir
    2. Olá artesanato,sou amante da música em 432hz e posso lhe mostrar um aplicativo reprodutor de áudio que pode ser baixado no play store: music folder player,nas configurações altere para 432hz e boa música!

      Excluir
  2. olá, cheguei a utilizar algumas vezes um processo no audacity, que talvez seja o mesmo. vou dar uma conferida e em seguida respondo novamente

    ResponderExcluir
  3. embora os valores de frequência que aparecem sejam outros, acredito que o processo seja esse mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Eu gostaria de saber como mudo a afinação do meus instrumentos (baixo, violão, etc) para a fraquência de 432.

    ResponderExcluir
  5. é só utilizar um afinador que chegue à 432hz

    ResponderExcluir
  6. Hoje existe o app Guitar Tuna, afinador que pode ser regulado a 432 Hz.

    ResponderExcluir
  7. Hoje existe o app Guitar Tuna, afinador que pode ser regulado a 432 Hz.

    ResponderExcluir
  8. Hoje existe o app Guitar Tuna, afinador que pode ser regulado a 432 Hz.

    ResponderExcluir